A ética em Santo Tomás de Aquino

outubro 1, 2008

Santo Tomás de Aquino descreve a sua ética baseada na razão proveniente de Deus.

O santo Afirma que o Homem tem uma finalidade  e consciência de seu fim. Isso mostra que é  dotado do dom da razão e que unida à espiritualidade inata, o coloca no âmbito moral.

Ele diz que, existe no Ser Humano uma tendência racional, elevando-o  e que a vontade Humana tende ao bem Universal, ou seja, a Deus.

Ao afirmar a sua ética, Santo Tomás diz que a vontade Humana é livre e, que pode escolher conforme afirmara o Santo Bispo Agostinho. Porém, bom para Santo Tomás, é aquilo que não contaria a razão, sendo esta por sua vez, proveniente e Dom de Deus. Também é dito por Santo Tomás que a virtude, ou seja, aquilo que é de acordo com a lei, é a inclinação para o bem.  

Sendo assim, Santo Tomás de Aquino diz que a razão é orientadora da lei, desde que seja proveniente de Deus. Estas leis são divididas em três:

– A Lei Eterna: Feita por Deus;

– A Lei Natural: Feita por Deus e imutável, subordinada a lei eterna e em função do Homem e;

– A Lei Temporal: que é mortal, mutável e contingente.

A lei (temporal) deverá ser racional, relacionada à capacidade de criar regras e raciocínios e, deverão ser aplicados ao todo. Afirma que há a necessidade de haver a lei eterna para que o homem atinja o seu fim último, pois sua lei é limitada. O objetivo da lei é tomar os homens bons e por conseqüência deverá ser universal e baseada naquilo que é universal, ou seja, baseada na lei eterna.

O monge dominicano afirma que o rei como o representante da lei, deverá ser como um temperante sacerdote do Criador, Isto é, sua lei estará baseada na fé e logo, em comunhão com ela.

Anúncios

3 Respostas to “A ética em Santo Tomás de Aquino”

  1. Márcio said

    Olá Autor sem nome!!!
    Primeiro te parabenizo por pesquisar São Tomás, parece-me um dos principais pensadores medievais. Segundo, gostaria de fazer um esclarecimento do trecho: “O santo Afirma que o Homem tem uma finalidade e consciência de seu fim. Isso mostra que é dotado do dom da razão e que unida à espiritualidade inata, o coloca no âmbito moral.”

    não consegui entender qual é a finalidade do homem? e como que essa finalidade o coloca no âmbito moral. Ah! gostaria ainda que você me ajudasse a entender o que é a ‘espiritualiade inata’?
    Te agradeço.

  2. geronimoteixeira said

    Segundo Santo Tomás, o fim dum ser é aquele para que ele tende sempre e necessariamente, no caso do homem O Bem Supremo. Essa tendencia humana está no ambito racional, e, unida a espiritualidade inata, que é fruto provindo da alma que Deus cria e da ao homem, que o leva necessariamente a Deus, como dissemos acima. Ao conduzi-lá a Deus necessariamente, a coloca no ambito moral, pois segundo o Doutor Angélico o valor moral dos atos humanos funda-se, sem duvida na liberdade do ato voluntario.(argumentação baseada no livro AMEAL,João;São Tomaz de Aquino; 3ªed;Porto;Livraria Tavares Martins;1947).

  3. Diego said

    Eu creio que para se falar da ética tomista, tem que ser tratado primeiramente do livre arbítrio!! E a sua relação com com o motor Imóvel ao qual move tudo, mesmo havendo a liberdade de escolha. Numa análise ética só pode ser feito a partir de uma ação. E para isso a análise começa com a questão se o ato foi ou não voluntário (Aristóteles). O fim não é deliberado, mas somente os meios para se chegar o fim. Então, como chegar a esta eudaimonia (felicidade), pois é trabalhando os meios que chegaremos a um fim. E para Tomás este fim, ou Bem Supremo é o próprio Deus. Espero ter contribuído um pouco!!!!

    Obrigadopela oportunidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: