Artigo: Ética e Corrupção

novembro 4, 2008

Revista: Discutindo Filosofia Ano 1 nº 6

Artigo: Ética e Corrupção  

Segmento: Café Filosófico

Editora: Escala Educacional

Autora: Ana Carolina de Barros Silva

Síntese:

Segundo Ana Carolina, fala-se ser culpa da corrupção, a atual situação política brasileira. Porém, a política necessita de valores, pois está vinculada à Ética. Cita Aristóteles que, em Ética à Nicômaco, considera o fim último da política possibilitar ao homem uma vida justa e feliz. E questiona se atualmente é essa uma preocupação de todos.

Afirma Ana Silva que a corrupção praticada em níveis simples gera a corrupção em níveis complexos, ou seja, as pequenas ações do cotidiano como, por exemplo, deixar um amigo furar a fila em nossa frente é diretamente proporcional a um representante político empregar um parente.

Além disso, a autora alega que a ética, com uma tendência pós-moderna, dividiu-se em diversas éticas: política médica, educacional, entre outras. Criando assim um comportamento específico para cada tipo de ocasião. E, dessa forma as relações interpessoais ganham cada vez mais um tom amoral e individualista, invalidando a ética universal.

Silva se pergunta se o bem comum é o objetivo de todos e responde que a fragmentação ética é tão forte que sem notarmos agimos com valores variáveis obstruindo a relevância do coletivo.

Conclui que os culpados somos nós a cada momento em que desprezamos os “valores universais”, como na ética, na política, na moral… Pois ao agirmos desta maneira estamos reproduzindo comportamentos e atitudes que visam apenas os díspares interesses, e não os interesses próprios da comunidade em que estamos inseridos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: